domingo, 13 de março de 2011

Lucidez - Sanidade

A madrugada é ótima companheira. Sempre fui notívaga. Durante o dia o mundo é muito barulhento e apesar de gritar, eu também aprecio o silêncio.

Leio, penso, invento invencionices e assisto programas toscos e cafonas na tv aberta. Grata surpresa tive numa destas madrugadas insones, quando pulando de canal em canal, parei na TV Câmara ou TV Senado, sei lá. Estava começando uma programa, cujo tema era a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1911 a 1989). Brasileiro, negro, esquizofrênico e considerado um dos maiores artistas contemporâneos do século passado.

Nascido em Japaratuba - SE, no ano de 1911. Bispo do Rosário foi diagnosticado esquizofrênico aos 29 anos de idade, já residindo na cidade do Rio de Janeiro. 

Após diversas internações e altas sucessivas, na década de 60, internou-se voluntariamente no hospital psiquiátrico Colônia Juliano Moreira. Passaria ali o resto de seus dias, criando réplicas em miniatura do mundo real e também confeccionando um manto, que bordou durante anos à fio (literalmente). Segundo ele, este manto quando pronto seria sua vestimenta para a ocasião de retorno aos céus (dizia-se Jesus, filho de Deus).

Mesmo transitando no obscuro da insanidade, mostrava com sua sabedoria que pode existir lucidez e ordem mesmo em meio ao caos mental.

Fiquei encantada com a história, gosto de questionar se o dito "normal" é realmente normal. Acredito fielmente que todo mundo tem um pouco de insanidade e exatamente por isso não confio em quem esforça-se para parecer constantemente normal.

Enfim, sobre o artista Bispo do Rosário já foram feitos alguns curta-metragens e também um longa (80min de duração deve ser um longa) - Arthur Bispo do Rosário O Senhor do Labirinto (apresentado no Festival de Cinema do Rio no ano passado), baseado no livro homônimo de Luciana Hidalgo publicado em 1996 pela Ed. Rocco.

 Conheça Arthur Bispo do Rosário:

Resumo da Trajetória - Por Luciana Hidalgo

Trailer do filme -  O Senhor do Labirinto - Por Geraldo Motta





Fontes imagens:

www.educacaopublica.rj.gov.br
www.divirta.se.gov.br
tekosemente.blogspot.com
saitica.blogspot.com
www.portalliteral.terra.com.br
saudementalecidadania.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um, dois,três... Gritando!